Redução da desigualdade dentro e entre os países é meta do ODS 10

Campanhas de conscientização e mutirões baseados em dados de registro civil disponível na plataforma CRC Nacional auxiliam na resolução do objetivo.

A desigualdade da renda e a distribuição da riqueza dentro dos países têm, de modo geral, crescido consideravelmente desde os anos 1980, da mesma forma que, apesar do forte crescimento da China, enfrenta-se uma ascensão da desigualdade global. Nesse sentido, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, que compõe a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como foco a redução da desigualdade dentro dos países e entre eles.

Ao total, foram estipuladas dez metas para alcançar o ODS 10 – todas adequadas à realidade nacional -. De modo geral, as adequações foram pontuais, apenas na meta 10.7 – que fala sobre facilitar a migração e promover a integração de migrantes e refugiados à sociedade brasileira – foi feita adequação mais profunda em relação à meta global proposta pela ONU.

Os Cartórios de Registro Civil são aliados para o cumprimento da décima meta do ODS.  Por meio da plataforma Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), os órgãos públicos estaduais e federais podem ter acesso aos dados que os indicadores do objetivo apresentam, como: casamentos homoafetivos, alteração de gênero e nome social e certidões online no portal. Com esses dados, as entidades podem produzir campanhas que visem a inclusão e a igualdade, como mutirões de alteração de nome social para as pessoas transgênero e campanhas contra a homofobia e conscientização.

Os indicadores do objetivo também apontam que os Cartórios de Registro Civil podem auxiliar no fornecimento de dados para a pesquisa de número de registros civis relacionados aos pobres, migrantes e refugiados, pessoas com deficiência, raça, etnia, origem, religião e condição econômica, que também são encontrados na plataforma CRC Nacional. Com base nesse retrato, as autoridades poderão planejar políticas públicas de ações e medidas para o combate às desigualdades sociais e econômicas.

Clique aqui e veja a newsletter do ODS 10

Voltar