sexta-feira, 27 de maio de 2022

Brigado com ‘Darth Verde’, Anakin ‘Skywalker’ busca refúgio em Cuiabá

Não precisa ser um fã de carteirinha da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars), muito menos um bom entendedor do universo nerd, para reconhecer a máscara de cor preta e a voz robótica capaz de meter medo em qualquer um. Estamos falando de Darth Vader, personagem central e vilão dos filmes Star Wars.

Morando em Cuiabá, Anakin Alves, 16, divide algo em comum com Darth Vader: o nome. Na saga, o personagem carrega o nome de Anakin Skywalker, o mesmo nome escolhido pelo pai de Anakin, Rullyan Alves.

Cursando eletrotécnica no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), o jovem tem como passatempo construir elementos que fazem parte da cultura nerd, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso. “No tempo livre eu faço máscaras, capacetes, desenhos e tudo mais”, conta Anakin.

Conforme relata o adolescente, o pai sempre foi fã de Star Wars e planejou a escolha de Anakin Skywalker, caso fosse menino e Padmé Amidala (par romântico de Anakin na saga Star Wars), se fosse menina, o que acabou gerando contenda na família. “Minha mãe disse que não vai ser esse nome, é loucura colocar o nome do garoto assim”, conta Anakin, que, após muita discussão entre todos os envolvidos, o pai conseguiu registra-lo com o nome que tanto queria.

Ele narra ao GD as dificuldades enfrentadas para ter o nome que carrega hoje. “A moça do cartório não queria colocar Skywalker porque iria soar como sobrenome, até que depois de muita insistência, ela aceitou e meu pai pensou que tinha vencido, mas depois minha mãe veio com outro registro sem o Skywalker, falando que era o oficial”, conta o estudante.

Com a reprovação e estranhamento inicial da família, o jovem cresceu sem entender o significado do próprio nome, até que por volta dos 9 anos de idade teve o primeiro contato com o universo Star Wars. “Eu e meu pai, a gente brincava de sabre de luz, eu encenava o ato em que o Anakin virava o Darth”, relembra Anakin, que passou boa parte da infância frequentando eventos dedicados a cultura nerd, na companhia do pai.

A relação dele com o pai, conhecido como “Darth Verde” foi construída com base em referências do mundo geek. Anakin, assim como o pai, é torcedor do Goiás Esporte Clube, time do estado natal do jovem, que tem como cor oficial o verde, justificando o apelido “Darth Verde”.

Anakin morou com o pai em Goiás até 2021, quando a convivência entre os dois começou a apresentar dificuldades, chegando ao ponto de partirem para a briga, como narra Akanin. “Aí eu falei com minha tia e ela disse, vem pra Cuiabá, eu pago a passagem e você começa a estudar aqui” relembra o jovem ao citar a coincidência com os filmes, onde a relação conturbada entre pai e filho, representada por Anakin e Luke Skywalker é destaque.

Os planos do estudante incluem terminar o curso de eletrotécnica ao mesmo tempo em que constrói seu próprio sabre de luz, sabre esse que já tem até planta estruturada em um papel, como mostra o jovem à reportagem. Futuramente, se tiver filhos, Anakin planeja nomeá-los de Luke Skywalker e Leia Skywalker, revela o dono dos cães que levam o nome de chewbacca, han solo, Darth, leia e walka.

Anakin finaliza a entrevista questionado sobre seus personagens favoritos do universo nerd, e afirma que entre Marvel e DC, a preferência é pelos companheiros do Homem Aranha, apesar de pedir ,entusiasmado, uma foto de sua camiseta do Flash, herói da DC.

Fonte: Gazeta Digital