sexta-feira, 11 de junho de 2021

Anoreg/MT – Consumo de leite no Brasil chega a 11 bilhões de litros por ano

No dia 1º de junho celebramos o Dia Mundial do Leite, esse importante alimento presente na vida de todos desde o nascimento, fornecendo proteína, sais minerais e gordura para o desenvolvimento e formação do organismo das crianças. Por ser fonte de cálcio, mineral fundamental para boa formação dos ossos, é necessário manter o leite ou derivados na nutrição dos seres humanos por toda a vida.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil é o 3º maior produtor de leite do mundo, com 33 bilhões de litros, atrás apenas da Índia, com 83 bilhões de litros e dos Estados Unidos, com 97 bilhões de litros. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre eles estão as vacas, novilhas, bezerras e touros.

A proteína do soro do leite tem funções essenciais para o organismo. Auxilia no sistema imunológico, é antimicrobiana, antiviral, protege a mucosa gástrica e até mesmo o sistema cardiovascular. Um copo cheio de leite de vaca contém vitaminas A e B, sendo excelentes para garantir uma boa visão e o aumento da produção de células vermelhas do sangue; carboidratos para nossa vitalidade e energia; potássio para regular as funções nervosas; magnésio para os músculos; fósforo para liberação de energia e proteínas para a restauração e o crescimento celular.

Estima-se que o consumo do leite no Brasil é de cerca de 11,6 bilhões de litros por ano, mas como muitas famílias não têm recursos para garantir o leite de todo dia, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (Rares) e a Estância Sol e Lua, de Campo Verde, lançaram uma campanha que consistirá na doação de mil litros de leite para instituições carentes.

Serão beneficiadas cinco instituições carentes de Cuiabá e de Várzea Grande: Abrigo Bom Jesus; Casa de Amparo à Família, Idoso, Criança e Adolescente; Casa de Apoio Recanto Feliz; Associação Beneficente Vida Nova; e Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Ao longo do mês de junho, os mil litros de leite serão entregues a essas unidades que atendem, atualmente, 281 pessoas.

Fonte: Anoreg-MT