Arpen/RS – Cartórios bem pra ti: Cartório Uberti visa a promoção de campanhas sociais

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), dá sequência à série de reportagens com detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelo Serviço Registral Público Uberti, com entrevista especial do oficial da unidade, Marco Antonio Uberti Gonçalves.

À frente da serventia desde 1994, Marco Uberti conta que, desde a sua instalação, o Cartório Uberti tem como princípio fundamental a sua efetiva inserção na comunidade e, sendo assim, tem adotado diversas ações sociais de cunho integrativo. “Todas as escolas do município, bem como de Ipê e Nova Roma do Sul, tiveram a oportunidade de trazer seus alunos para uma visita guiada nas instalações do cartório, onde os alunos recebem informações sobre as atividades registrais praticadas. Aqueles alunos ali registrados, ganham a sua certidão de nascimento atualizada”, disse o titular sobre uma das ações realizadas.

Outra iniciativa implantada pela serventia é que há cada três anos, é editado o “Roteiro Básico de Serviços”, uma cartilha contendo um resumo detalhado da documentação legalmente exigida para cada tipo de serviço registral, que é distribuída à comunidade. Foi criado, ainda, o Projeto “Bosque Cidadão Pradense do Futuro”, em que há cada grupo de 50 crianças registradas, é plantado um bosque de árvores nativas frutíferas, em área pública, com uma placa indicando o nome e a data de nascimento da criança, bem como o nome vulgar e científico da árvore. Também há cada ano, é distribuído um lote de 50 livros com informações de combate à drogadição, a ser entregue para estudo em grupo, nas escolas locais.

O titular da unidade Marco Antonio Uberti Gonçalves, destaca ainda que na condição de professor convidado da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no curso de Pós-graduação em Direito Registral Imobiliário e Notarial, faz aulas práticas com os alunos nas instalações do cartório; criou um grupo de autoridades e servidores públicos da cidade, chamado GOITE (Grupo Oficial de Integração e Troca de Experiências), que reúne-se mensalmente, a fim de discutir e aprofundar temas de interesse da comunidade, que podem ser resolvidos pelas diversas instituições que representam; e juntamente com o juiz de Direito e o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, visitam as escolas da região, onde proferem palestras sobre legislação e combate à drogadição.

O Cartório Uberti é também posto permanente de coleta para a Campanha do Agasalho, e realiza o Projeto “Varal de Nata”, onde recolhe cartinhas dos alunos em vulnerabilidade social das escolas municipais, com pedidos de presentes, a serem ofertados pelo público que circula na serventia. Além disso, o Cartório Uberti auxilia financeiramente, com regularidade, diversas entidades e instituições locais, como: APAE, Corpo de Bombeiros Voluntários, Hospital São José, Patre (Prevenção e Apoio ao Toxicômano Reviver), time de futsal Pradense e Grupo de Dança Hip Hop.

A serventia mantém uma sala de aula junto à Faculdade de Antônio Prado (FAP), com o Projeto “Diálogos de Cidadania”, onde mensalmente são debatidos temas de interesse da região. O titular do cartório integra um grupo de 14 membros, intitulado “Grupo Cidadão do Bem”, que se reúne bimestralmente, com o Prefeito Municipal, como um conselho informal e voluntário, e faz parte de entidades sociais locais, sendo elas: LIONS Clube Antônio Prado, CIC (Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo), Loja Maçônica Paese Nuovo 107 (onde atualmente exerce o cargo de Presidente), e oferece cursos frequentes de atualização a todos seus funcionários, além de apoio permanente na conclusões de seus cursos superiores. Também foi instalado pela serventia o Comitê da Regularização Fundiária, juntamente com a Defensoria Pública Estadual e a Prefeitura Municipal, a fim de analisar e regularizar as áreas imobiliárias sem registro.

“A partir deste ano, o Cartório Uberti vai integrar o Programa de Desenvolvimento Local (PRODEL), a ser implantado pela Prefeitura como um planejamento estratégico municipal para os próximos 20 anos. Além disso, integramos as campanhas de recolhimento de alimentos para as pessoas em vulnerabilidade social”, enfatizou Uberti.

O Cartório

O Cartório Uberti – Serviço Registral Público tem a competência legal de Registro Imobiliário, para os municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, e para a cidade de Antônio Prado de Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Registro de Títulos e Documentos, Tabelionato de Protesto de Títulos e CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores).

“A importância do Cartório é fundamental na implementação de políticas públicas à comunidade, de parte do Poder Público, como um repositório de informações sociais da população. Aqui é onde passa toda a história da população pradense”, aponta o titular da serventia, que também salienta que o Cartório Uberti sempre esteve atento às novidades, principalmente no setor de Tecnologia da Informação, implementando-as com pioneirismo, a fim de promover melhorias ao ambiente de trabalho e aos seus usuários.

O titular, Marco Antonio Uberti Gonçalves, também complementa a atuação social de alguns funcionários, entre eles a escrevente Registral Autorizada, Camila Ziliotto Serafin, que atua como bombeira voluntária, sendo motorista capacitada de caminhão e ambulância; o primeiro Oficial Adjunto, Douglas Simioni, que é presidente do Clube Atlético Pradense, que mantém uma escolinha de futsal para meninos em vulnerabilidade social; o coordenador IVD, do CRVA-Detran ) 116, Sidinei Luvison, que integra um grupo de cinco membros no Estado, que dão suporte em termos de informações sobre dúvidas a todos os CRVAs gaúchos. “Além disso, todos os nossos funcionários, uma equipe de 11 pessoas, integram as ações sociais do Cartório junto à comunidade, e também participam de entrevistas na emissora de rádio local, sobre assuntos da atividade registral”, finaliza Uberti.

O Cartório Uberti fica localizado na Rua Sete de Setembro, nº 970, Caixa Postal 58, no Bairro Fátima. O município de Antônio Prado é fica na Serra Gaúcha, e conta com uma área total de 347.617 km² e cerca de 13.055, de acordo com o IBGE 2018.

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail [email protected]. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS