Anoreg/RS – Fórum de Presidentes da Anoreg/RS realiza reunião mensal

Encontro mensal aconteceu por videoconferência, por meio da plataforma Zoom, nessa terça-feira (15.06)

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas reuniram-se nessa terça-feira (15.06), para debater assuntos de interesse da atividade extrajudicial. O encontro, que é realizado mensalmente, aconteceu por videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Abrindo a reunião, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, verificou com os demais presentes a aprovação da ata da reunião anterior, ocorrida no mês de maio. Na sequência, foi colocada em pauta as mensagens aportadas na ouvidoria da Anoreg/RS. Nos meses de janeiro a junho deste ano, 57 mensagens foram recebidas, 55 foram respondidas pelos cartórios e enviadas aos usuários e duas mensagens estão pendentes de retorno pelas serventias.

Na oportunidade, também foi aprovado, a pedido do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer, a alteração do horário das reuniões mensais do Fórum de Presidentes. As reuniões com os presidentes das entidades extrajudiciais do RS ocorrem sempre na terceira terça-feira de cada mês e, a partir do mês de julho, passarão a ser realizadas no período da tarde.

A Minuta do Instrumento de Contrato de Prestação de Serviços com a ICOM Libras, para implementação nas serventias gaúchas, também foi debatida. Também foi abordada a proposta do Serpro para que as Anoregs estaduais sejam Autoridades de Registro para emitir certificados digitais padrão da ICP-Brasil. Nesta quarta-feira (16.06) será realizada reunião para definição de como será realizado todo o projeto para credenciamento das Anoregs estaduais.

Durante a reunião virtual, os participantes aprovaram o lançamento do site Cartório Gaúcho (www.cartoriogaucho.com.br), uma ação conjunta das entidades extrajudiciais do Rio Grande do Sul, com apoio das entidades associativas da atividade, que tem como objetivo divulgar informações de interesse público ao cidadão usuário dos serviços cartorários gaúchos, bem como ser uma plataforma de concentração de serviços à sociedade.

Outro assunto em destaque foi a realização de uma live com o intuito de abordar a questão dos bons hábitos de vida e de alimentação, que geram melhora cognitiva e que refletem diretamente no desempenho profissional de colaboradores e, consequentemente, das unidades.

Ao longo da reunião, que contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar Notarial e Registral, deputado Elizandro Sabino (PTB) e do assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, os participantes debateram sobre a tramitação de projetos de lei na Assembleia e lamentaram o falecimento de Débora Betim, assessora parlamentar do deputado estadual Elizandro Sabino.

No encontro foi apresentado aos demais presentes os projetos da Qualidade que serão desenvolvidos este ano pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR): Prêmio Nacional das Anoregs (PNA), Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) e o Programa Cartório Top. Ao final da reunião, foram destacadas as ações realizadas no último mês pela Anoreg/RS.

Também participaram da reunião o presidente da Associação dos Registradores Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Birmann; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig;  a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco; a presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Denize Alban; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral (Fundação Enore/RS), Juliana Follmer; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; o primeiro tesoureiro do CNB/RS, Ney Paulo Silveira de Azambuja; o tabelião titular do 14° Tabelionato de Notas de Porto Alegre, Ricardo Kollet; o coordenador de comunicação da Anoreg/RS, Alexandre Lacerda; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a secretária do Colégio Registral do RS, Aurora Ferreira; e a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno.