TJ/RN – CEIJ promove 7ª Semana Estadual da Adoção com eventos online, de 20 a 29 de maio

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Poder Judiciário potiguar (CEIJ/RN) realiza anualmente a Semana Estadual da Adoção, com eventos que visam conscientizar a população a respeito do ato de adotar. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde o ano passado, a Coordenadoria e os parceiros, realizam o evento de forma online, com palestras e momentos à distância. Este ano, a programação da sétima edição do evento acontece do dia 20 até 29 de maio, com palestras, reuniões, rodas de conversa, atendimento individualizado e outros momentos com os pretendentes à adoção e a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Segundo o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ, a importância da Semana da Adoção é sempre manter esse assunto em evidência. “Primeiro para desmistificar o processo de adoção e até mudar a consciência daqueles que pretendem adotar em relação ao perfil da criança desejada. Sabemos que o perfil desejado pela maioria ainda é uma criança branca, do sexo feminino, recém-nascida, mas ao longo dos anos, com esses momentos, esse perfil tem mudado”, pontua.

De acordo com o magistrado, o trabalho de conscientização feito durante esses momentos, como a Semana Estadual da Adoção, faz com que a sociedade se volte para as adoções que são chamadas de ‘necessárias’, “aquelas nas quais a criança já é um pouco mais velha, crianças com cor de pele diferente da dos pretendentes, grupos de irmãos, crianças com deficiência”, exemplificou o juiz. “Essas jornadas, esses momentos, servem para mudar a consciência e sensibilizar a sociedade de forma geral de que a adoção dessas crianças e adolescentes é tão nobre quanto a de uma recém-nascida”, completou José Dantas.

“São esses objetivos que queremos alcançar com a Semana Estadual de Adoção, e nós estamos conseguindo isso ao longo do tempo. Além de envolver nesses momentos vários segmentos sociais, toda a rede de proteção à criança e ao adolescente e o sistema de garantia de direitos”, concluiu o magistrado.

Programação da 7ª Semana Estadual da Adoção

20 de maio, quinta-feira

8h30: Abertura Oficial da Semana da Adoção. Exibição do vídeo “Adoção narrada por uma criança”. Ambiente virtual:  Zoom  TJRN.

9h: Reunião da Comissão Municipal de Direitos Humanos – O papel do Legislativo e a construção de políticas públicas de acolhimento. Ambiente virtual: TV Câmara YouTube.

21 de maio, sexta-feira

9h:  Roda de conversa: “Entrega Legal”.  Ambiente virtual:  Zoom TJRN.

23 de maio, domingo

8h às 12h: Roda Viva da Adoção + Palestra: O impacto dos traumas no desenvolvimento da Criança e do adolescente traço Sara Vargas. Ambiente virtual: Zoom Acalanto  (Projeto Acalanto Natal)

14h às 18h: Roda Viva da Adoção + Palestra: Adoção inter-racial – Paulo Sérgio

Ambiente virtual: Zoom Acalanto (Projeto Acalanto Natal)

24 de maio, segunda-feira

9h às 11h30: Solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica – Renovação do Termo do Projeto Atitude Legal. Ambiente virtual: Zoom TJRN

14h às 17h: Atendimento Individualizado à pretendentes a adoção: Pensando o meu “lugar” na fila da adoção. Ambiente virtual: Zoom da ENFAM

19h Live – Projeto Acolher: Ação do Projeto Acolher – Ana Paula Nogueira, analista em serviço social do MPRN. Ambiente virtual: Instagram Afeto (Projeto Afeto Mossoró)

25 de maio, terça-feira

9h às 12h: Seminário Temático “Adoção em Tempos de Pandemia”: Acompanhamento das gestantes e a entrega legal em tempos de pandemia: Preparação das famílias para adoção; Acompanhamento dos estágios de convivência no formato remoto. Ambiente virtual: Zoom TJRN

19h Live: Adoção em tempos de Pandemia  – relato familiar.  Instagram Acalanto (Projeto Acalanto Natal).

26 de maio, quarta-feira

19h:  Live – A relação com a família biológica na adoção. É possível?

Ambiente virtual: Instagram Abrace (Projeto Abrace Parnamirim)

19h: Roda de conversa: Fortalecendo vínculos e o cuidado na preparação dos pretendentes. Ambiente Virtual: Zoom TJRN

27 de maio, quinta-feira

8h: Ação Educativa e entrega de placas da lei estadual 10725/2020

9h: Atendimento individualizado a pretendentes a adoção. Ambiente virtual: Zoom ENFAM

14h:  Live – Entrega Legal nas maternidades – relato de experiências de profissionais e famílias formadas por meio da entrega voluntária. Ambiente virtual: Zoom da Assembleia Legislativa e YouTube da TV assembleia-RN

19h: Live – Os desafios da advocacia na adoção. Ambiente virtual: YouTube da OAB.

28 de maio, sexta-feira

8h às 12h e das 14 horas às 18h: Seminário – O tempo de acolhimento e as chances perdidas: evento voltado para reflexões acerca dos processos de adoção e o tempo que se leva para iniciar a adoção internacional. Ambiente Virtual:  Zoom da ENFAM

29 de maio, sábado

Carreata da adoção – 25 anos do Projeto Acalanto Natal. Local: Via Costeira

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte