Anoreg/RS – Fórum de Presidentes realiza encontro com representante do ICOM Libras

O Fórum de Presidentes da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) realizou, nesta quinta-feira (29.04), via plataforma Zoom, reunião com o presidente do ICOM Libras, Cid Torquato, para tratar das negociações para implantação da central de tradução simultânea nas serventias gaúchas. A inserção do sistema nos cartórios do estado foi estabelecida pelo Provimento nº 001/2021, que regulamenta a acessibilidade para surdos e mudos nos serviços notariais e de registro do RS.

Na ocasião, uma nova proposta foi firmada para atender à expectativa dos cartórios gaúchos. O ICOM é uma central de tradução simultânea, que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, e a interpretação ocorre por meio de uma vídeo-chamada com parâmetros avançados de tecnologia, disponível para sistema IOS, Android e Windows.

Participaram da reunião o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann;  o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; o presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões, Sérgio Mersserschmidt;  o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; e a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS