PQTA 2020 encerra as inscrições e Bahia tem maior número de serventias participantes

75% das unidades baianas inscritas possuem menos de cinco funcionários e se enquadram na categoria dos pequenos cartórios; auditorias da 16ª edição já tiveram início

As inscrições para o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) 2020 já estão encerradas. A premiação conta com 144 serventias participantes e as auditorias, que, nesta edição, são realizadas no formato remoto já foram iniciadas. O estado da Bahia tem o maior número de inscritos, 24 unidades, sendo que 75% delas se classificam na categoria pequenos cartórios, com até 5 colaboradores.

Na lista de inscritos, o Mato Grosso está em segundo lugar e será representado por 19 serventias. Empatados em terceiro estão os estados de Minas Gerais e Goiás, com 16 inscritos cada. Santa Catarina e São Paulo ocupam o 5º e 6º lugar, com 13 e 12 cartórios, respectivamente. Em seguida, o Ceará conta com 11 participações. Rondônia, 7, e Rio Grande do Sul, 5, são os últimos estados com, pelo menos, cinco inscritos. Paraná (4); Rio de Janeiro (3); Rio Grande do Norte (3); Acre (2); Espírito Santo (2); Pará (2); Amazonas (1); Amapá (1); Maranhão (1); Pernambuco (1), Roraima (1) também estão representados na Premiação.

As duas categorias que identificam os inscritos no PQTA, pequenos ou médios e grandes cartórios, foram criadas na edição de 2019 do Prêmio. Até então, as unidades eram avaliadas da mesma forma, independentemente da composição do quadro de funcionários. Agora, os cartórios com até 5 colaboradores são responsáveis por quase 30% das inscrições.

Realizadas de forma online pela Apcer Brasil, as auditorias desta 16ª edição acontecem até o mês de outubro. A premiação do PQTA 2020 será realizada em evento online, no dia 18 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional dos Notários e Registradores. A cerimônia vai contar com a participação de corregedores de Justiça e outros representantes do Poder Judiciário e do setor extrajudicial brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR