Clipping – Portal Correio – Cartórios extrajudiciais alteram horário de funcionamento

Cartórios disponibilizaram comunicados em seus sites e afixaram em suas portas, cartazes informando horário excepcional de funcionamento

Os cartórios extrajudiciais da Paraíba estão funcionando até o próximo até o próximo dia 15 de abril, em regime de plantão a distância com duração mínima de quatro horas e, excepcionalmente, em plantão presencial, com duração mínima de duas horas. A medida ocorre em cumprimento às recomendações da corregedoria-geral de justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB).

Para o 1º vice-presidente da Anoreg-PB, Válber Azevêdo, dependendo da atividade e do Cartório, o investimento em tecnologia é uma solução, haja vista a necessidade, atualmente, devido ao isolamento devido ao novo coronavírus.

“Nossa atividade tem um papel essencial para o cidadão, pois crianças nascem todo dia, pessoas falecem todo dia, outras precisam de documento para, por exemplo, se cadastrar em algum programa do governo, outras necessitam para fazer determinado tipo de empréstimo ou qualquer operação bancária ou imobiliária”, a todos continuamos atendendo de forma presencial ou on-line, pontuou Válber.

Ele reconheceu as dificuldades, mas existem setores da economia que estão em produtividade, que, em tese, não pode ser estancada, não podem parar em definitivo. “Por isso, para que essa prestação de serviços não sofram solução de continuidade, existem colegas tabeliães que estão, através de recursos próprios, investindo em algumas tecnologias para poder continuar atendendo aos cidadãos, em seu cotidiano”, enfatizou.

Nesse sentido, os cartórios disponibilizaram comunicados em seus sites e afixaram em suas portas, cartazes informando horário excepcional de funcionamento e meios como telefones fixo e celular, e-mail, WhatsApp e Skype para atendimento remoto no período de plantão.

Fonte: Portal Correio