Clipping – Jornal do Comércio – Cartórios orientam população a utilizar serviços online

Os Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul orientam a população para que concentrem as solicitações de serviços via plataforma online, evitando o deslocamento nas ruas e as aglomerações nos cartórios.

Por meio do portal eletrônico www.registrocivil.org.br é possível emitir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de cartórios de todo o Brasil em formato digital, com o usuário recebendo o documento em casa ou com retirada na unidade cartorial mais próxima.

Pelo site também é possível realizar a busca de registros de nascimento, casamento e óbito nos casos em que não se sabe o cartório original. Segundo o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Arioste Schnorr, a orientação é para que as pessoas respeitem as medidas de prevenção à pandemia do coronavírus e permaneçam em casa. “Sabemos que existem compromissos que não podem ser adiados e necessitam dos serviços do Registro Civil, por isso, permaneceremos atendendo presencialmente, mas pedimos que as demandas que puderem ser resolvidas online, assim sejam feitas”, destaca.

A solicitação dos documentos via portal oficial do Registro Civil possui os mesmos custos do serviço oferecido nos cartórios e obedecem às leis estaduais. O valor do frete de envio da segunda via não está incluso no valor. Após a confirmação dos pagamentos pela instituição bancária, o prazo de entrega do documento solicitado é de aproximadamente 10 dias úteis.Para as celebrações de casamentos, a Arpen/RS sugere aos cartórios a reorganização da agenda, evitando a concentração de pessoas.

Fonte: Jornal do Comercio