Anoreg/MT fica em 1º lugar no Prêmio Rares, na categoria Entidades

Mais de 3.500 pessoas já foram beneficiadas com a ação social nos cartórios mato-grossenses desde 2018

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT) foi a vencedora do Prêmio Rares 2019, na categoria Entidades, com o projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”. Em 2019, 118 cartórios do estado participaram da ação social, que reservava um dia para prestar serviços civis gratuitos para a população mato-grossense, além de fornecer orientações em relação às demais especialidades.

“Vencer o Prêmio Rares demonstrou que estamos cumprindo nossa função social. Isso é, sem dúvida, o reconhecimento de um trabalho coletivo que enaltece a família notarial e registral, além dos respectivos serviços prestados de forma gratuita à população e aos entes públicos, quer seja na descentralização de grande parte daqueles atos, quer seja como auxiliares e/ou serventuários da justiça”, destacou o presidente da Anoreg/MT José de Arimatéia Barbosa.

No dia definido para realização do projeto em todos os municípios do Mato Grosso, os cartórios participantes realizam, principalmente, casamentos. Contudo, prestam também os seguintes serviços, na forma da lei: segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; impressão do CPF; consulta de títulos protestados em nível nacional e averbação de CPF na certidão de nascimento.

Entre os beneficiários, está a dona de casa Erdilene da Silva Passos, 29 anos, moradora de Cuiabá, que se casou com o zelador Christian de Souza Pinheiro, 38 anos. Eles estavam juntos há 7 anos e participaram do casamento coletivo na capital mato-grossense.

“Se fosse por nós, o casamento ia sair bem mais caro e não sei quando íamos conseguir casar. O cartório realizou todos esses sonhos gratuitamente. Nós apenas levamos os documentos e demos entrada. Foi inesquecível para mim. Eu ainda fui sorteada por eles e tive o meu momento de noiva, com tudo incluído, tudo contemplado por eles”, detalha Passos.

Em 2018, 1.102 pessoas foram beneficiadas com o projeto Cartório Amigo. Já no ano passado, esse número cresceu para 2.416 cidadãos mato-grossenses. A expectativa da Anoreg/MT, de acordo com o presidente da Associação, é que a procura pelos cartórios do estado, especificamente no dia da ação social, seja ainda maior em 2020.

“O projeto Cartório Amigo é fruto das elevadas convicções de nossa antecessora e idealizadora da ação, a colega, Niuara Ribeiro Roberto Borges. Buscaremos dar seguimento a ele, assim como o fizemos no último ano. Seguiremos em frente, neste 2020, na esperança de aumentar, ainda mais, o número de adesões. Quando escolhemos um dia único de trabalho em conjunto, percebemos o quanto somos fortes se unidos em torno de um ideal comum”, afirmou o presidente.

Além de dar continuidade ao projeto vencedor do Prêmio Rares 2019, a Anoreg/MT já desenvolve novas ações sociais para 2020. A proposta piloto do “Conheça seu município através do Registro de Imóveis”, por exemplo, visa fornecer auxílio aos institutos que desenvolvam programas de educação musical e de dança, voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Desenvolvido por meio da Rede Anoreg de Responsabilidade Social, o Prêmio Rares estimula ações sociais nos cartórios brasileiros desde 2004. A cerimônia de premiação da edição de 2019 ocorreu durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro da Anoreg/BR, em Aracaju (SE).

Fonte: Assessoria de Imprensa – Anoreg/BR