Cartório de Jaguaruna (SC) é 3º lugar no Prêmio Rares, com ação Cartório na Praia

Iniciativa visa limpar as praias da região e já foi efetivada 12 vezes desde o início da ação social, em 2019

A união de pessoas em prol da limpeza das praias da região de Jaguaruna (SC) foi o que levou o Tabelionato de Notas e Protesto da cidade a receber o 3º lugar do Prêmio Rares 2019. O projeto “Cartório na Praia” teve início em janeiro de 2019, e já contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Ao longo do ano passado, os voluntários foram à praia, pelo menos, uma vez ao mês, dependendo das condições climáticas do período.

Segundo a oficial titular da serventia extrajudicial, Maíra Martins Crespo, há seis meses as datas previstas para realização da ação social começaram a ser divulgadas em redes sociais, o que ocasionou um aumento no número de interessados em ajudar. “Antes nós não registrávamos tudo, não divulgávamos no site e nas redes sociais. Então, acreditamos que essa participação crescerá significativamente. Essa é a nossa expectativa”, afirmou Crespo.

Conhecida como a cidade das praias, Jaguaruna possui mais de 30 km de extensão litorânea, por isso, o objetivo é mobilizar cada vez mais voluntários. Para a tabeliã, vencer o Prêmio Rares, premiação em âmbito nacional, é uma forma de incentivar outros cartórios de pequeno e médio porte a realizarem ações sociais, além de ter sido uma “injeção de ânimo” para ela e os oito colaboradores do Tabelionato de Jaguaruna.

“Para nós, vencer o Prêmio Rares foi um grande estímulo para continuarmos com nossas ações socioambientais. Tendo em vista que a grande maioria dos cartórios brasileiros são de pequeno ou de médio porte, acredito que a importância para a classe, como um todo, é que os colegas de cartórios como o nosso – ou até menores –, sabem agora que o Tabelionato de Jaguaruna foi premiado e que, portanto, não são só os grandes que podem vencer um prêmio de caráter nacional. Então, que eles passem a se mobilizar para fazer, em suas cidades, algo mais do que a prestação de nossos serviços ordinários”, destacou a tabeliã.

Em 2020, além de dar sequência ao Cartório na Praia, o Tabelionato de Jaguaruna vai trabalhar com dois outros projetos sociais que também já ocorreram em 2019. O “Fecha com a Gente!”, por exemplo, acontece no decorrer do ano e conta com a doação de tampas de garrafa pet e lacres de latinhas, que, em grande quantidade, são trocados por caixas de leite e cadeiras de rodas, respectivamente. Já no período do Natal, o cartório promove o “Natal do Bem”, recolhendo doações de brinquedos e cestas básicas para famílias da cidade catarinense que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A oficial titular da serventia premiada revelou, ainda, que em breve será lançada a ação social “Cartório e Você, o que tem a ver?”. Ela explicou que o objetivo dessa atividade é desmistificar o serviço prestado pelos cartórios. Para isso, a serventia vai promover eventos em instituições de ensino e em outros ambientes, para garantir a aproximação dos cidadãos na realização de ações informativas.

Fonte: Assessoria de imprensa – Anoreg/BR