Anoreg/PR: Titulares de cartórios podem destinar parte do seu IR para organizações filantrópicas

Até o dia 28 de dezembro, titulares de cartórios podem dispor de até 6% do seu imposto de renda como doação para instituições

Poucos sabem, mas titulares de cartórios também podem destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para organizações filantrópicas. As doações podem ser feitas até dia 28 de dezembro ou ainda no momento da Declaração de Ajuste dos Cartórios. É possível destinar até 6% do valor total do imposto para essas instituições.

Como funciona?
Os titulares de cartório podem escolher para qual instituição desejam fazer sua doação. De acordo com o artigo 87 Lei 12.594/2012, regulamentado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), pessoas físicas com formulário completo podem doar até 6% do imposto devido ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e pessoas jurídicas podem disponibilizar até 9% da declaração por lucro real que podem contemplar seis projetos: 1% ao FIA; 4% à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon); 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD); 1% à Lei de Incentivo ao Esporte; e 1% à Lei do Idoso.

Para quem doar?
De acordo com a sócia administrativa da Contec Contabilidade, empresa de contabilidade que presta serviços para a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), Roseli Nitsch, os titulares de cartórios, em suas declarações de Ajuste, podem doar ao decorrer do ano para uma instituição diretamente.

Uma das instituições paranaenses que recebem doação é o Hospital Pequeno Príncipe. A diretora executiva da organização, Ety Cristina Forte Carneiro, explica que a organização destina 70% do seu atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para facilitar a doação, o hospital desenvolveu um site com o passo a passo. Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo telefone (41) 2108-3886 ou WhatsApp (41) 99962-4461.

A Anoreg-PR também aderiu à Campanha do Agasalho do Sesc 2019. Para mais informações clique aqui!

Fonte: Anoreg/PR