181025 Blogpqta 1408

“O cidadão está cada vez mais exigente e isso nos motiva a nos atualizarmos”, diz Niuara Ribeiro Roberto Borges, presidente da Anoreg/MT

O objetivo do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), é premiar as serventias notariais e registrais de todo o País que tenham reconhecidos os requisitos de excelência e qualidade.

Todos os cartórios inscritos no certame passam por uma auditoria que, além de resultar em uma pontuação final, auxilia os registradores e tabeliães a implantar melhorias no dia a dia de cada serventia.

Nesta semana, o entrevistado é a presidente da Anoreg/MT, Niuara Ribeiro Roberto Borges. Ela acredita que todos os notários e registradores estão cada vez mais interessados na satisfação dos clientes. Confira a entrevista exclusiva!

1 – Mato Grosso foi o segundo estado que mais recebeu inscrições no PQTA 2018. Como avalia o crescimento e a motivação dos Cartórios, que cada vez mais aderem a esta iniciativa?

O resultado positivo dos cartórios que implantam gestão de qualidade é um grande incentivo para os colegas cada vez mais participarem de cursos voltados à qualidade. A participação no PQTA nos possibilita obter o reconhecimento do trabalho realizado em relação ao aperfeiçoamento dos nossos serviços e ações implantadas na serventia.

Temos muito a evoluir e a participação cada vez maior das serventias em eventos como o PQTA vem confirmando o quão importante é nossa profissão. Oferecemos à sociedade segurança jurídica nos negócios por ela entabulados e não podemos ficar estagnados.

Todos os notários e registradores estão cada vez mais interessados na satisfação dos clientes e o crescimento no PQTA demonstra isso.

2 – E qual a importância de os Cartórios premiados continuarem participando desta premiação?

Acredito que a cada dia que passa os Cartórios de Mato Grosso estão mais atentos à prestação de serviços à sociedade com mais qualidade. O cidadão está cada vez mais exigente e isso nos motiva a nos atualizarmos, aperfeiçoarmos nossos conhecimentos e buscar o melhor visando a satisfação dos clientes.

3 – Quais são as formas que a Anoreg/MT usa para incentivar os Cartórios da região a participarem do Prêmio?

A Anoreg-MT sempre incentiva os notários e registradores de Mato Grosso a se inscreverem no PQTA e esse ano, por exemplo, contratamos a consultora Thais de Paula Ribeiro, fundadora da Íntegra Soluções Empresariais e idealizadora do Programa Inspire Qualidade, para ministrar o “Programa Qualidade – Desafio 90 dias”.

Ao todo foram três encontros, realizados entre os meses de junho e julho. Durante as reuniões os participantes receberam orientações e compartilharam conhecimentos e ideias sobre como melhorar a prestação de serviços à sociedade.

Como forma de estimular a participação do maior número de cartórios possível no PQTA 2018, a Anoreg-MT subsidiou parte do investimento. Em 2017, lideramos a premiação total, com 25 serventias vencedoras, seguido por São Paulo (24), Goiás (19) e Santa Catarina (18).

4 – Como você avalia a participação do seu estado?

Avalio como positiva, pois a Anoreg-MT é parceira dos cartórios mato-grossenses e os apoia irrestritamente em todos os trabalhos que desenvolvem em prol da sociedade. Muitas serventias contam com programas que valorizam a qualidade de vida dos colaboradores; ajudam na preservação do meio ambiente; implantam ações voltadas à educação e segurança no trânsito; doações de sangue; dentre muitas outras. Essas iniciativas contam pontos quando da realização de auditorias e contribuem para um ambiente de trabalho saudável.

O PQTA é uma oportunidade de crescimento do próprio cartório e os notários e registradores estão entendendo seu propósito, que valoriza as boas práticas realizadas por cada serventia. Isso gera mais confiança e motivação para alcançarem patamares mais altos de satisfação.

Queremos que todos os notários e registradores mato-grossenses mostrem ao Brasil os excelentes trabalhos que estão realizando. Todo o esforço praticado por cada um é digno de respeito e merece ser reconhecido. Por isso estamos felizes com o aumento crescente de participações no PQTA.

5 – Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira?

Acredito que todos os serviços que prestamos são essenciais à população, pois constituem, declaram, modificam e extinguem direitos, além de prevenirem litígios. E o PQTA instiga os notários e registradores a implantarem mecanismos inovadores visando garantir à sociedade serviços de excelência.

Isso fortalece a atividade notarial e registral, uma vez que possibilita às serventias serem auditadas por empresas independentes e imparciais, resultando na identificação dos pontos fortes e fracos da sua gestão, permitindo aos responsáveis pelos cartórios eventuais correções a serem feitas. Por isso a participação anual no PQTA é necessária para a manutenção do compromisso com a qualidade.

A entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2018 ocorrerá durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo (SP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *