“A necessidade de melhoria e qualificação dos colaboradores é contínua”, diz Ari Álvares, presidente da Anoreg/MG

O objetivo do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), é premiar as serventias notariais e registrais de todo o País que tenham reconhecidos os requisitos de excelência e qualidade.

Todos os cartórios inscritos no certame passam por uma auditoria que, além de resultar em uma pontuação final, auxilia os registradores e tabeliães a implantar melhorias no dia a dia de cada serventia.

Ari Álvares Pires Neto, presidente da Anoreg/MG, fala sobre a participação do Estado na premiação. Minas Gerais é o sexto em número de inscritos no PQTA 2016. Ele avalia que o número é resultado da conscientização da prestação de serviços de qualidade das serventias. Confira a entrevista exclusiva!

1- Qual a importância de os Cartórios premiados continuarem participando desta premiação?

O fato de um cartório ter sido premiado no PQTA tem uma enorme relevância em razão da demonstração de qualidade, comprovada por auditoria independente, visando a prestação dos serviços notariais e registrais. Entretanto, essa necessidade de melhoria e qualificação dos colaboradores é contínua e você não pode parar um processo que tem que ser perene.

2 – Como avalia o crescimento e a motivação dos Cartórios que cada vez mais aderem a esta iniciativa?

Avalio como positiva a conscientização de colegas que visam uma prestação de serviços com mais qualidade aos usuários e dentro de normas internacionais.

3- Quais são as formas que a Anoreg/MG usa para incentivar os Cartórios da região a participarem do prêmio?

A principal forma é a disseminação de conhecimento de práticas de gestão que são fundamentais para uma boa prestação de serviços. Fomentando cursos pela internet que propiciem a todos os colegas dos mais distantes rincões (Minas Gerais tem mais de 800 municípios) a oportunidade de aperfeiçoamento e conhecimento de práticas de gestão e prestação de serviços.

4- Minas Gerais é um estado que vem aumentando o número de inscritos no evento. Como você avalia essa participação dos cartórios mineiros?

Na medida em que se disseminam as boas práticas de gestão e a necessidade de aprimoramento, vários colegas passaram a tratar o assunto como prioritário, ensejando uma maior participação de Minas no PQTA, com total apoio da SERJUS/ANOREG MG.

5 – Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira?

A qualificação dos titulares e colaboradores, bem como a prestação de serviços em nível de excelência, são fundamentais para a continuidade de nossas atividades que já são há muito reconhecidas pela sociedade. Mas necessitamos sempre de demonstrarmos esse fato para alguns setores dos poderes constituídos que teimam em nos taxar de exercermos uma atividade obsoleta causadora de burocracia.

A entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2018 ocorrerá durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *