“O número de inscritos é o reflexo de uma tomada de consciência comum”, Renaldo Bussière, presidente da Anoreg/RJ

O objetivo do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), é premiar as serventias notariais e registrais de todo o País que tenham reconhecidos os requisitos de excelência e qualidade.

Todos os cartórios inscritos no certame passam por uma auditoria que, além de resultar em uma pontuação final, auxilia os registradores e tabeliães a implantar melhorias no dia a dia de cada serventia.

Nesta semana, o entrevistado é o presidente da Anoreg/RJ, Renaldo Andrade Bussière. Ele acredita que a participação no Estado ainda pode melhorar, mas destaca os incentivos criados pela associação para fomentar a qualidade nas serventias. Confira a entrevista exclusiva!

1-Qual a importância de os Cartórios premiados continuarem participando desta premiação?

Certamente é pela continuidade na participação que se evidencia de maneira inequívoca que a qualidade é um compromisso permanente e não um momento por que passa o cartório.

2 – Como avalia o crescimento e a motivação dos Cartórios que cada vez mais aderem a esta iniciativa? 

Avalio como fruto de uma dupla exigência: dos usuários do cartório como um todo, mas igualmente dos delegatários em especial. Vemos cada vez mais um comprometimento dos titulares em oferecer serviço de qualidade aliado aos princípios e comandos técnico-jurídicos.

3- Quais são as formas que a Anoreg/RJ usa para incentivar os Cartórios da região a participarem do Prêmio? 

Entendemos que a divulgação é fundamental. Usamos o nosso boletim eletrônico que atinge todos os associados, grupos de WhatsApp e outros canais. Mas também aliamos o exemplo da própria entidade em oferecer um serviço de qualidade, buscando sempre aprimorar.

4- O PQTA vem aumentando o número de inscritos a cada ano. Como você avalia a participação do seu estado? 

Acho que ainda há margem de melhora. Mas se olharmos para trás também constatamos um significativo aumento. E falo isso com tranquilidade, pois como titular inscrevi o meu cartório. Vejo que o número de inscritos é o reflexo de uma tomada de consciência comum. E estamos vendo isso no Rio de Janeiro com a implantação do e-Cartório e outras iniciativas. Tenho certeza que esse esforço conjunto terá seu reflexo nas próximas edições do PQTA.

5– Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira?

Sem nenhum trocadilho, total! A oferta de qualidade não é um discurso. É um dado concreto e verificável. Ou colocamos à prova que nosso discurso não é vazio ou estaremos fadados a sermos vistos como mais uma decepção para a sociedade. Mas tenho certeza que chegamos a um ponto que não conhecerá retrocessos nesta área da prestação de nossos serviços. Todos nós estamos de parabéns pelo que temos buscado e a seriedade com que encaramos nossas delegações. O prêmio tem um componente pedagógico, já que estimula iniciativas com essa finalidade.

A entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2018 ocorrerá durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *