Presidente da Anoreg/MG destaca importância do PQTA para os cartórios brasileiros

Para Roberto Dias de Andrade, o Prêmio incentiva a modernização dos tabelionatos
Cartórios do Estado de Minas Gerais participam ativamente das edições do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg (PQTA), promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Em entrevista, Roberto Dias de Andrade, presidente da Anoreg/MG, explica como a entidade promove a participação dos tabelionatos mineiros na premiação.
Anoreg/BR – Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira? Presidente da Anoreg/MG:

Para mim, a maior importância do PQTA é incentivar a modernização dos cartórios. Cada vez mais a nossa atividade está criando facilidades para os cidadãos, pois estamos recebendo novas atribuições do Poder Público. Cito o exemplo da usucapião extrajudicial. Essa maior responsabilidade faz com que notários e registradores busquem melhorar o atendimento ao público, para que a classe esteja tenha ainda mais confiança da população para prestar novos serviços.

Anoreg/BR – Minas Gerais é um estado com um número significativo de inscritos na atual edição do PQTA. Como você avalia essa participação tão significativa? Presidente da Anoreg/MG:

Assim como a Serjus-Anoreg/MG, todas as entidades de classe de nosso estado têm feito um grande trabalho de incentivo à modernização dos cartórios, e nesse sentido, o PQTA é uma grande vitrine. Já tivemos ofícios que se destacaram no PQTA, como o 1º Registro de Imóveis de Belo Horizonte, que foi o pioneiro. Isso tem desencadeado um processo contínuo de mais interesse pelo PQTA em todo o estado.

Anoreg/BR – Quais são as formas que a Anoreg/MG usa para incentivar os Cartórios da região a participarem do Prêmio? Presidente da Anoreg/MG:

Buscamos mostrar aos nossos associados a importância de participar do PQTA. Mas muito mais importante do que participar da premiação, é estimular cada cartório a ter seu próprio programa de qualidade, que reflita em melhor atendimento no dia a dia das serventias.

Anoreg/BR – Como avalia o crescimento e a motivação dos Cartórios que cada vez mais aderem a esta iniciativa? Presidente da Anoreg/MG:

Há um ganho geral para todos os envolvidos com os cartórios, dos usuários aos funcionários. Se, por um lado, a população ganha com um serviço de melhor qualidade, por outro os funcionários trabalham com mais satisfação. Muitos erros são evitados e os usuários dos nossos serviços têm menos reclamações para fazer. As críticas são substituídas pelos elogios.

Anoreg/BR – Qual a importância de os Cartórios premiados continuarem participando desta premiação? Presidente da Anoreg/MG:

Como existem várias categorias na premiação, os cartórios que já foram premiados devem buscar novos patamares, colocando como desafio alcançar ainda mais prestígio no PQTA.

Anoreg/BR – Quais são os ganhos externos que os Cartórios participantes podem obter junto à sua comunidade e aos órgãos públicos com os quais se relacionam ao participar da premiação? Presidente da Anoreg/MG:

O PQTA deve servir de motivação para que cada serventia procure prestar seus serviços com mais segurança jurídica, qualidade e eficiência. Assim, haverá um ganho em imagem junto à população e ao poder público para toda a classe.

Anoreg/BR – Como imagina o Prêmio de Qualidade para os próximos anos? Presidente da Anoreg/MG:

A tendência é que a disputa fique cada vez mais acirrada, com mais cartórios participando do prêmio. Acredito que, no futuro, cada cartório terá seu próprio programa de qualidade para atender às demandas de um público que está ficando mais exigente. Com isso, o PQTA receberá um número maior de inscritos, o que elevará o nível da premiação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *